terça-feira, 27 de março de 2012

Para o processo criativo que pretendia desenvolver o figurino em homenagem a bailarina Mercedes Baptista foi preciso mergulhar em seu universo particular. Primeira bailarina negra a ingressar no corpo de balé do Municipal, sua carreira atinge o auge a partir de 1950, quando a mesma lança luz ao estudo dos movimentos ritualísticos do candomblé e das danças folclóricas. 

Autora de coreografias até hoje identificadas com o repertório gestual da dança afro, a associação de sua figura com o balé e a exuberância visual da cultura negra, direcionaram o desenvolvimento do figurino.

Abaixo, o esboço original capta a atmosfera geral: a visão de uma bailarina construída a partir de elementos tradicionais da estética afro. A cartela cromática faz uso de cores vibrantes associadas a elementos terrosos e a “cartela crua.”

O figurino original “Tributo a Mercedes Batista” desenvolvido em aquarela sob papel possibilita a melhor compreensão da proposta defendida sob a argumentação dehomenagear à artista através de um figurino que reproduz o misto entre o classicismo de sua formação durante os anos do Municipal, e a cultura afro por ela difundida e valorizada” tal qual o escrito na justificativa enviada ao jurí.


Ao lado, a ambiência geral desenvolvida a partir dos elementos sugeridos pelos estudos iniciais: o uso de cores vivas, a padronagem de motivos tribais, o uso de elementos rústicos como a palha, e a coloração da cartela de base terrosa e crua. 
Abaixo, o protótipo original. Na imagem seguinte', o visual final do conjunto de fantasias durante o desfile
Foto de Leandro Vieira


















Foto de Victor R. Caivano / Associated Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário