quinta-feira, 29 de março de 2012

Cor viva

A cor é um importante elemento plástico em projetos artísticos. No carnaval, ela dita a intervisualidade da obra, e dentro da lógica do processo visual, acaba por impor o ritmo de apreciação do conjunto geral em desfile. Isto se dá em função de características próprias atribuídas a utilização das cores.

Sua utilização consciente, permite apresentar idéias, iniciar e encerrar setores, construir sensações e transmitir significados, que acabam por gerar múltiplas possibilidades artísticas graças à sua comprovada influência psicológica e sensorial.

O "post" em si não apresenta a coloração geral do projeto de carnaval que estive envolvido, mas exemplifica o uso da cor através de um dos figurinos desenvolvidos. De um modo geral, aplicar cor em figurino de carnaval tende a aprisionar "cor" e significado real de "objeto colorido." Todavia, a utilização das reservas psicológicas da coloração podem gerar um interessante recurso visual.

Outra tendência em projetos de carnaval, é a manutenção de uma cartela de cores não contrastante. Com raras exceções pode-se encontrar a cor combinada em antagonismo - se é que existe antagonismo para a combinação de cores.

Seja como for, o uso consciente da cor deve ser apreciado. Se além de beleza, o uso da cor pode causar sensações na percepção humana, porque não utiliza-lá com propriedade? Abaixo o processo cromático e o desenvolvimento do figurino criado para ocupar destaque central em uma das alegorias do projeto de 2012. A alegoria em questão abordava a superação de situações traumáticas associadas ao corpo, Moana Pires deveria apresentar um figurino que remetesse à alegria por superar. A tradução de uma "festa" interior em função de uma realização.

Servindo-se da teoria da cor, foi desenvolvido uma "gama cromática" que fez uso da harmonia das cores complementares. Uma harmonia complementar é intrinsecamente uma harmonia de contraste. Uma opção que funciona muito bem se são combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. De um modo geral transmite alegria. A composição final resultante da combinação  fica marcada com a vibração das cores antagônicas no círculo cromático.




O branco entrou como cor dominante deixando a composição das cores complementares para "acento." Vale destacar que essa combinação serve muito bem em destaques principais, já que é ideal para atrair a máxima atenção do espectador; saltando aos olhos dos que a observam. Abaixo, a ambiência final da execução que esteve a cargo de Henrique Filho, e Moana Pires, captada pelas lentes de Márcio Sheeny.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário