quarta-feira, 28 de maio de 2014

Em defesa do "feijão com arroz!"



Todo mundo sabe o quanto o trabalho da "coroa" é referência pra mim. Não apenas pela marca criativa, ou pelo fino acabamento de suas criações, mas, sobretudo, pelo embasamento intelectual de sua obra. "Dona Rosa" é a "ponta" de uma "corrente" onde Fernando Pamplona está no princípio. São os dois, os maiores pensadores que "fizeram" do desfile das escolas de samba, muito mais do que um desfile de beleza plástica. 
Em tempos de enredos ruins, desenvolvimentos pífios, escassa criatividade, e cópia de modelos internacionalizados, a carnavalesca em questão é a mais necessária profissional da atualidade. 
Penso que ela esteja para o carnaval carioca como o “feijão com arroz” está para o do prato brasileiro: “Sem ele – ou ela - a “refeição” não está completa.” Sem ela – brasileiríssima, criativa, debochada e irônica – o “cardápio” da folia carioca ficaria sem graça, sem sal, com gosto de requentado, ou, com aquele sabor “padronizado” de uma rede de fast-food. Numa safra de propostas carnavalescas, que quando não são “sopa de água rala,” são “hambúrgueres” Hollywoodianos, o “feijão com arroz” – perfumando no alho frito, refogado na cebola e na medida certa do sal – SEMPRE será a melhor pedida. Salve a “Rosa” que permanece em atividade! Salve a inteligência que nos diverte! Seu Barroco tropical! Sua "juventude" criativa e sua "velha" modernidade! 

2 comentários:

  1. Rosa Magalhães é um velho novo aprendizado, lindas palavras , agora venha para a mangueira e faça dessa escola tão cheia de essência sua mais "Belas Artes" renova Mangueira, com criatividade, e moderno novos talentos multiplicadores , Parabéns Leandro pelo belíssimo desfile da caprichosos , nadade dupla Leandro único na mangueira

    ResponderExcluir
  2. Que legal, desconhecia esse blog, precisa de atualização, de 2014 pra cá, tudo mudou...
    Vc merece, parabéns pela coragem, pela humildade, pela forma clara e objetiva de apresentar seus enredos.

    E que venha 2021 !!!

    ResponderExcluir